Projeto-Exodus - "o que é" (Portugues e Espanhol)


Olá, Irmão de jornada.
Temos aqui a apresentação de alguns tópicos principais acerca do Projeto-Exodus.

“O QUE É”
Vamos combinar que: o mundo já necessita de soluções maduras e definitivas. Que a política está falida e as revoluções já não tem por onde. Que os protestos e demandas sociais se limitam hoje a questões menores.
E, no entanto, rumamos cada vez mais para um abismo negro –são os próprios cientistas que o afirmam–, e celeremente. O mundo não vê saídas para a sua situação, que a cada dia se agrava mais e mais. Além da crise ecológica, existe a problemática social, hoje já sem contrapontos ou equilíbrios visíveis. E a ausência de alternativas culturais é enorme. Algo necessita ser feito.
De um modo geral, o que reina é o ceticismo e a indiferença, o cínico viver-o-agora-porque-não-se-sabe-do-amanhã. É claro que isto não poderá levar a nada. Mas mesmo os caminhos apontados, são sempre limitados ou de longo prazo –coisa que a crise mundial, contudo, não permite.
A sociedade está desmobilizada e suas bases fragilizadas após tanta opressão e repressão. Mas nem por isto devemos direta e necessariamente lutar contra as coisas, e sim buscar uma nova ordem. Esta pode e há de ser a natureza dos tempos.
Pois, será que estamos realmente de tal forma abandonados? Temos razões para crer que não. E que condições como esta, guardadas as proporções, já aconteceram em outros momentos da História. Soluções foram então encontradas, nas quais nos baseamos em boa parte para buscar resolver a crise atual –muito embora estas referências históricas, apenas complementem a toda uma lógica perfeitamente atual e localizada.
O Projeto- Exodus pretende ser, pois, aquela luz no fim-do-túnel (para usar o jargão). Consta que a luz não se faria mesmo senão ao final da jornada, quando percebemos claramente a necessidade de uma grande mudança. Mais ou menos como no conceito do ponto-de-mutação da doutrina taoísta.
E é, nisto, uma solução que se pretende única neste contexto, como a prescrição correta para a presente enfermidade histórica. Cabe ressaltar que o Projeto-Exodus está estruturado sobre princípios universais de uma perfeita organicidade, empregando a palavra “ecumênico” em sua acepção etimológica de “toda a terra habitada (pelo homem)”, abrangendo assim a cultura humana como um todo, de forma direta ou indireta, atual ou futura.
É, portanto, um chamamento à esperança renovada, através de atitudes de amplo alcance e resultados imediatos e progressivos. À entropia social contrapomos a dinâmica evolutiva, e à estratégia imperialista de dominação, contrapomos uma tática nacionalista de soberania. Certamente, o Projeto-Exodus é a História em marcha uma vez mais.

“ONDE FICA”
Dada a extensão humana e cultural do Projeto, ele não é exatamente centralizado. Muito embora esteja voltado para reorganizar ativamente algumas regiões, segundo as tendências & urgências históricas.
Por uma série de razões que iremos resumir, o Projeto-Exodus focaliza a região do Centro-Oeste, de início, especialmente os arredores do Distrito Federal num primeiro momento.
Inicialmente, existe um movimento histórico natural de ocupação territorial e reordenação cultural na região. A Capital Federal para lá foi transferida, mas a população não acompanhou este movimento como deveria, para manter o equilíbrio entre o poder e suas bases, provavelmente em função do golpe de 64 que esfacelou o país. A dispersão e a urbanização estão entre as grandes causas dos problemas nacionais e mundiais.
E existe também o fato de o Centro-Oeste ser o centro do Brasil e ainda da América do Sul, prometendo assim grandes convergências, até internacionais. Com isto, se reúne a necessidade de reunir as pessoas, a uma região naturalmente central. Nisto, se busca aproveitar o momento político nacional do governo popular, que mesmo deixando tanto a desejar, ainda assim seria uma brecha em nossa complexa História, podendo se traduzir em oportunidades, no caso de a sociedade vir a se mobilizar.
Também se visa a esta região por motivos biorregionais, em função de suas condições climáticas e naturais que possibilitam uma vida simples e natural. E que necessita ser protegida da devastação alarmante que vem sofrendo.
Finalmente, estamos reforçando os chamamentos em favor das coisas da Nova Era realizados a partir do Centro-Oeste (e até focalizado no próprio); pelo qual se anunciava entre outras coisas, a subida das águas. Tomamos isto, além do aspecto físico que já se cumpre de forma visível, também em seu caráter simbólico, como uma espécie de dilúvio –digamos– espiritual (o símbolo das águas como sinônimo de massa humana, estaria por exemplo em Ap 17,15).
Uma das conotações para a idéia de “fim-de-mundo”, está na completa derrocada dos valores, a ponto de se tornar impossível defendê-los e proteger as nossas crianças da má influência. É nosso dever como adultos levar a sério a educação e tomar as medidas necessárias para a restauração de um ambiente saudável. Mas para isto, devemos ser realistas, buscando encontrar soluções estáveis e verdadeiras.

“QUEM PARTICIPA”
O convite é estendido a todos, sem excessão, bastando para isto, desejar sinceramente uma renovação da vida e colaborar na melhoria das coisas, de uma forma eficiente e definitiva.
Em sua face ativa de organizar comunidades no Centro-Oeste, participarão sobretudo os idealistas, os jovens e os excluídos da ordem social vigente. Se dará especial atenção às crianças e se buscará mesmo gerar espaço para receber a todas as crianças que venham a este mundo, sem exceção, onde serão criadas nas melhores condições de saúde e educação. Os idosos também terão seus recantos especiais, onde suas necessidades serão devidamente atendidas.
E em sua face passiva de ajudar o Projeto a partir das velhas bases (cidades & regiões costeiras do país), podem participar todos e da mais diversas formas, contribuindo com alguma coisa dentre tantas que o povo-em-êxodo necessitará, sobretudo num primeiro momento.

“ATIVIDADES”
A grande atividade do Projeto é a do próprio êxodo urbano, através de uma reforma agrária coletiva ou coisas assemelhadas. É um caminho tradicional dos povos e até da natureza (como as abelhas que enxameiam), deixar a civilização decadente ou atrofiada, para formar novos núcleos e até mudar a forma de viver quando isto se revela necessário.
Podemos partir, neste caso, daquele velho ditado segundo o qual “a união faz a força”. Se formos muitos, imagina-se que pelo menos metade de nossos problemas estarão resolvidos. Por isto é fundamental divulgar o Projeto em toda parte, para atrair a todos os interessados. Mais que isto, muitas vezes será necessário despertar a sociedade para esta possibilidade-necessidade.
Mas também não se pede que ninguém deixe de fazer o que aprecia, mas que agregue de algum modo a dimensão-êxodo em suas atividades, para que se tenha um direcionamento comum e resultados efetivos. Até por isto, o Projeto enfatiza que os beneficiados serão tanto os que vão para as novas regiões e núcleos, como os que permanecem nas antigas, beneficiadas diretamente, por exemplo, pela redução da pressão demográfica, diminuindo a criminalidade e a poluição, e também pelo aumento dos salários impulsionado pela diminuição de mão-de-obra excedente.
Uma idéia importante e clássica, é a criação de comitês nas cidades para organizar o processo. E uma vez reunido o pessoal nas terras (talvez a partir de um núcleo original), se começará toda a sorte de trabalhos.
As comunidades-do-arco-íris serão sempre refúgios para aqueles que desejam experimentar uma forma alternativa de vida, com mais sentido e coração. Ao passo que as comunidades-escola permitirão uma qualificação profissional realmente superior nas vocações, com consciência ecológica, responsabilidade social, espiritualidade ecumênica e multi-culturalismo.

Abraços e muita paz.
O Coordenador


PROYETO-EXODUS - UN MUNDO PARA TODOS

Olá, Hermanos de jornada.
Tenemos acá la presentación de algunos temas principales acerca del Proyeto-Exodus.
“LO QUE ES”
Vamos acertar que: el mundo ya necesita de soluciones maduras y definitivas. Que la política está fallida y las revoluciones ya no tienen por donde. Que los protestos y demandas sociales se limitam hoy a questiones menores.
Y, no entanto, rumamos cada vez más para un abismo negro –son los própios científicos que lo afirmam–, e celeremente. El mundo no vê salidas para la situación, que a cada día se agrava más y más. Além de la crisis ecológica, existe la problemática social, hoy ya sin contrapontos o equilíbrios visíbles. Y la ausência de alternativas culturales es enorme. Algo necesita ser echo.
De un modo general, lo que reina es el escepticismo y la indiferencia, el cínico vivir-el-agora-porque-no-se-sabe-del-mananhã. Es claro que esto no podrá llevar a nada. Mas mismo los camiños apuntados, son siempre limitados o de largo plazo –cosa que la crisis mundial, contudo, no permite aceptar.
La sociedad está desmobilizada e sus bases fragilizadas após tanta opresión y repressión. Mas nem por esto debemos directa y necesariamente luchar contra las cosas, y si buscar un nuevo orden. Esto puede y habrá de ser la naturaleza de los tiempos.
Pues, será que estamos realmente de tal forma abandonados? Tenemos razones para creer que no. Y que condiciones como esta, guardadas las proporciones, ya aconteceram en otros momentos de la História. Soluciones foram entonces encontradas, en las quales nos basamos en buena parte para buscar resolver la crisis atual –mui embora estas referências históricas, apenas complementem toda una lógica perfectamente atual y localizada.
El Proyeto- Exodus pretende ser, pues, aquela luz en el fin-del-túnel. Consta que la luz no se haria mesmo sino al final de la jornada, quando percebemos claramente la necesidad de una gran mudanza. Mas o menos como en el concepto del punto-de-mutación de la doctrina taoísta.
E es, en esto, una solución que se pretende única en este contexto, como la prescrición correcta para la presente enfermedad histórica. Cabe resaltar que el Proyeto-Exodus está estructurado sobre princípios universales de una perfecta organicidade, empleando la palabra “ecumênico” em su acepción etimológica de “toda la terra habitada (por el hombre)”, abrangendo asi la cultura humana como un todo, de forma directa o indirecta, atual o futura. Es que se presente como la llave misma de la História contemporânea.
Es, por lo tanto, un llamamento à la esperanza renovada, través de atitudes de amplio alcance y resultados imediatos y progresivos. À entropia social contrapomos la dinâmica evolutiva, e à la estratégia imperialista de dominación, contrapomos una tática nacionalista de soberania. Certamiente, el Proyeto-Exodus es la História en marcha una vez más.

“DONDE FICA”
Dada la extensión humana y cultural del Proyeto, ele no es exactamente centralizado. Mui embora estea voltado para reorganizar activamente algunas regiones, segun las tendências & urgências históricas.
Por una série de razones que iremos resumir, el Proyeto-Exodus focaliza la region del Centro-Oeste brasileño, de início, especialmente los arredores del Distrito Federal (Brasília) em um primeiro momento.
Inicialmente, existe un movimiento histórico natural de ocupación territorial y reordenación cultural emn esta region. La Capital Federal para lá fue transferida, pero la populación no seguió este movimento, como deveria para mantener el equilíbrio entre el poder y sus bases; probablemente en función del golpe militar de 64 que esfacelló al país. La dispersión y la urbanização estão entre las gran causas de los problemas nacionales y mundiales.
E existe tambiém el fato de Centro-Oeste ser o centro do Brasil e aún de América der Sur, prometiendo así grandes convergências, asta internacionales. Con esto, se reúne la necesidad de juntar las personas, a una región naturalmente central. En esto, se busca aprovechar el momento político nacional de governo popular, que mismo dejando tanto a desear, aún así seria una brecha en nuestra complexa História, podendo se traducir en oportunidades, en el caso de la sociedad venir a se mobilizar.
Tambiém se visa esta região por motivos biorregionales, em función de suas condiciones climáticas y naturales que possibilitam una vida simple y natural. Y que necesita ser protegida de la devastación alarmante que viene sofriendo.
Finalmente, estamos reforzando los llamamentos en favor de las cosas de la Nueva Era , realizados a partir del Centro-Oeste (y hasta focalizado en el própio); por lo qual se anunciaba entre otras cosas, la subida de las águas. Tomamos esto, além do aspecto físico que yá se cumple de forma visíble, tambiém en su carácter simbólico, como una espécie de dilúvio –digamos– espiritual (o símbolo de las águas como sinônimo de masa humana, estaria por ejemplo en Ap 17,15).
Una de las conotaciones para la idéia de “fin-de-mundo”, está en la completa derrocada de valores, al punto de se tornar imposible defenderlos y protejer nuestras crianzas de la má influênzia. Es nuestro dever como adultos llevar a sério la educación y tomar las medidas necesarias para la restauración de un ambiente saludable. Mas para esto, devemos ser realistas, buscando encontrar soluciones estables y verdaderas.

“QUIEN PARTICIPA”
El convite es extendido a todos, sin excepción, bastando para esto, desear sinceramente una renovación de la vida y colaborar en la mejoria de las cosas, de una forma eficiente y definitiva.
El Proyeto tiene dos facetas, una ativa rural y otra pasiva urbana.
En su face activa de organizar comunidades en el Centro-Oeste, participarão sobretudo los idealistas, los jovenes y los excluídos de la orden social vigente. Se dará especial atención à las crianzas y se buscará mismo generar espacio para recibir a todas las crianças que vengam a este mundo, sin excepción, donde serão creadas en las mejores condiciones de salud y educación. Los idosos también tendrão sus recantos especiales, onde sus necesidades serão devidamente atendidas.
E en su face pasiva de ayudar el Proyeto a partir de las viejas bases (ciudades & regiones costeras del país), pueden participar todos y de las más diversas formas, contribuiendo con alguna cosa dentre tantas que el pueblo-en-êxodo necesitará, sobretodo en un primero momiento.

“ACTIVIDADES”
La gran actividade del Proyeto es la del próprio exodo urbano, través de una reforma agrária colectiva o cosa assemelhada. Es un camiño tradicional de los pueblos y hasta de la natureza (como las abejas que enxameam), dejar la civilización decadente o atrofiada, para formar nuevos núcleos y hasta cambiar la forma de vivir quando esto se revela necesário.
Podemos partir, en este caso, daquelle viejo dictado segun lo qual “la unión hace la fuerza”. Se formos muchos, imagina-se que por lo menos mitade de nuestros problemas estaram resolvidos. Por esto es fundamental divulgar el Proyeto em toda parte, para atrair a todos los interessados. Mas que esto, muchas veces será necesário despertar la sociedad para esta possibilidad-necessidad.
Mas tambiém no se pide que ninguém deje de hacer lo que aprecia, mas que agregue de algun modo la dimension-êxodo en sus actividades, para que se tenga uno direccionamento comum y resultados efectivos. Até por esto, el Proyeto enfatiza que los beneficiados serão tanto los que vão para las nuevas regiones y núcleos, como los que permanecem em las antiguas, beneficiadas directamente, por ejemplo, pela reducción de la pressión demográfica, diminuiendo la criminalidad y la poluición, y tambiém por lo aumento de los salários impulsionado pela disminuición de mano-de-obra exccedente.
Una idéia importante y clásica, es la criacion de comitês en las ciudades para organizar el processo. Y una vez reunido el personal en las tierras (tal vez a partir de un núcleo original), se começará toda la suerte de trabajos.
Las comunidades-del-arco-íris serão siempre refúgios para aqueles que desean experimentar una forma alternativa de vida, com mas sentido y corazón. Al passo que las comunidades-escuela permitirão una calificación profissional realmente superior en las vocaciones, con consciência ecológica, responsabilidad social, espiritualidad ecumênica y multi-culturalismo.

Abrazos e mucha paz.
El Coordinador

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Êxodo Urbano & Reforma Agrária Colectiva
Llave Universal de la História Moderna
solución para quien va & para quien queda
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Em Portugês:
http://agartha-edicoes.blogspot.com/2008/08/blog-post_4172.html
Em Espanhol:
http://agartha-edicoes.blogspot.com/2008/08/blog-post_2282.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário